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Superando a autoficção, por Daniel Galera, em 28 de janeiro de 2013 no Segundo Caderno d’O Globo
A obsessão do leitor e da imprensaser averiguado quando chega o momento da pergunta “Mas até que ponto a história é baseada em suas próprias experiências?”. com a relação entre obra e vida dos autores parece supor que há uma distinção muito clara entre o que é realidade e imaginação dentro da ficção literária. Nas conversas com autores, isso pode
Não se trata de negar a relação essencial entre a subjetividade e a ficção, presente mesmo na criação literária menos auto-centrada que se possa conceber. O que causa estranheza é a tendência de enxergar autobio­grafia, egocentrismo ou impulsos confessio­nais irrefreados em todo esforço de converter uma visão de mundo em narrativa literária.
  Tem aparecido muito o termo “autoficção” cuja invenção é creditada ao francês Serge Doubrovsky, que o empregou em 1977 para se referir a seu romance “Fils”. A autoficção seria um tratamento ficcional livre da matéria bio­gráfica, abrindo mão do compromisso total com os fatos para se aproximar da verdade ínti­ma. Um pouco diferente do relato autobiográfi­co, que presume uma abordagem mais factual. Em seu provocador manifesto “Reality hun­ger” publicado em 2010, David Shields se esfor­ça para bombardear, entre várias outras coisas, a noção de que possa haver literatura ou mes­mo pensamento sem alguma espécie de auto-escrutínio. Para Shields, não há muita diferen­ça entre ficção e não ficção, autobiografia e in­venção, plágio e originalidade. J.M. Coetzee ar­ticula a questão no magnífico “Verão”, em que imagina a pesquisa para uma biografia póstu­ma dele mesmo. Se Coetzee se desse ao traba­lho de esclarecer o que é real e ficção nesse li­vro, destruiria sua magia.
  Autoficção e autobiografia são estratégias es­pecíficas que não podem ser evocadas sempre que se suspeita de algum vínculo (sempre há) entre a obra e a experiência do autor. É impos­sível apontar o limite exato que separa autofic­ção e “pura ficção”. A maioria dos autores seria incapaz de fazê-lo. Os rótulos dependem muito de uma postura assumida pelo próprio autor ou proposta pelos editores, que podem anunciar o texto como autobiográfico, autoficcional etc.
  Cristóvão Tezza nos informa de várias manei­ras que “O filho eterno” é um relato autobiográ­fico. Mesmo assim, um leitor desavisado que lesse o original fora de contexto, poderia muito bem suspeitar do teor de realidade do que está lendo. “A mão esquerda”, de Fausto Wolff, é uma autoficção memorável que narra, como diz Millôr na orelha, “300 anos de vida do au­tor”, mesclando a reinvenção da biografia a um vasto painel histórico. Mas onde posicionamos a régua da autoficção em romances recentes como “Pornopopéia’ de Reinaldo Moraes, ou “Habitante irreal” de Paulo Scott, dois livros de estilo forte nos quais o substrato real se alterna com invenção pura, às vezes quase delirante?
  Mais importante que responder a esse tipo de pergunta é perceber que a pergunta não é tão importante. Submeter a ficção a qualquer dicotomia do tipo real/inventado ou vivido/imaginado é transformar algo que na maioria dos casos não passa de uma curiosidade em uma visão totalizante, simplificada e pobre dos prazeres e mistérios que envolvem a escrita e a leitura.
  Acho que a atual supervalorização da relação entre vida e obra, que me parece marcar tanto a expectativa do leitor quanto o debate literário em geral, se deve em parte ao fato de que vive­mos em uma época individualista e narcisista, na qual a “escrita de si” adquire o significado adicional de dizer algo sobre o estado das rela­ções sociais como um todo, enquanto a opção pela fabulação radical soa anacrônica.
  Gosto de pensar que é uma tendência passa­geira e que a própria escrita acabará favorecen­do a superação dessas dicotomias. A conversão de nossas vidas pessoais em narrativas frag­mentadas está começando a ficar tão natural e saturada em outros meios, como as redes soci­ais e a televisão, que em breve não fará mais muito sentido, por exemplo, explorar literaria­mente a confusão entre autor e personagem para leitores ativos na galáxia de avatares e per­fis. Se a literatura for competir com esses outros meios nos termos deles, fracassará.
  Não é bem um prognóstico talvez seja mais um desejo —, mas suspeito que a literatu­ra que vem pela frente será interessante na me­dida em que fizer contraponto a essa narração constante, fragmentada e “em tempo real” de nosso cotidiano, intimidades e opiniões.
Daniel Galera
Enviado por Germino da Terra em 04/02/2013
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